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8 DICAS PARA PREVENIR A PRESSÃO ARTERIAL ALTA

 

Embora não tenha cura é possível controlar a pressão. Saiba como

A hipertensão arterial é o aumento crônico da pressão arterial que, embora não tenha cura, pode ser controlada. Segundo o cardiologista Leandro Santini Echenique, essa é uma doença comum e silenciosa e a maioria dos casos pode ser identificada apenas com a leitura da pressão arterial. O médico alerta que a prevenção da pressão arterial alta é fundamental, “uma vez que os níveis elevados causam aumento do risco de infarto, acidente vascular cerebral (AVC), insuficiência renal, entre outros”, explica.

Como fazer a prevenção da pressão arterial alta
Hábitos saudáveis são responsáveis para a prevenção e controle da doença. Confira oito dicas de como algumas atitudes simples do dia a dia podem te ajudar:

Exercite-se!
Além de todos os benefícios que a prática de exercícios físicos traz ao corpo, ela ainda ajuda a controlar a pressão arterial e reduzir o peso corporal – outro agente que contribui para a hipertensão. As atividades aeróbicas são as mais indicadas. Comece devagar, dedicando de 30 a 45 minutos por dia, de três a cinco vezes por semana. A musculação é um ótimo agente preventivo da hipertensão arterial, pois contribui para melhora da circulação periférica e da saúde cardiovascular. O risco de pessoas sedentárias apresentarem pressão alta pode variar de 20 a 50%.

​Reduza o consumo de sal
O impacto do consumo excessivo de sal na pressão arterial não é novidade. Mas não é só na adição de sal nas preparações de alimentos que devemos ter cuidado. Evite produtos em conserva, embutidos, salgadinhos, biscoitos recheados, alimentos processados, refrigerantes, queijos amarelos, temperos prontos e procure não adicionar mais sal ao seu prato, buscando sempre substituir por temperos naturais. Além disso, opte por uma alimentação sempre saudável, composta por frutas, legumes, verduras, cereais integrais e carnes magras.

Cuidado com a gordura na cintura
O acúmulo de gordura na região abdominal tem ligação direta com a hipertensão, infarto e diabetes. Conforme preconizado pela Organização Mundial de Saúde, a medida limite para os homens é 94 cm, enquanto para as mulheres até 80 cm. Para isso, não tem mistério: é a combinação de uma alimentação saudável com a prática de atividades físicas.

Reduza a ingestão de álcool
O consumo de bebidas alcoólicas pode ser danoso a sua saúde, por este motivo, reduza ou elimine o seu consumo.

Não fume
A nicotina é um dos elementos responsáveis pela pressão alta, além de todos os outros malefícios da substância. Pelo bem da sua saúde, largue o cigarro de vez!

Elimine o estresse
O estresse excessivo é um dos responsáveis por desencadear diversas doenças, dentre elas a hipertensão. Respeite seus limites, durma bem, descanse, pratique atividades físicas e reserve um tempo para o lazer. Lembre-se sempre de que a sua saúde emocional está diretamente ligada à sua saúde física!

Vitamina D
Sintetizada principalmente pela exposição à luz solar, a vitamina D ajuda no equilíbrio circulatório. Sua carência pode ocasionar não só o aumento na pressão, como também tontura e transpiração em excesso.

O dr. Leandro Echenique lembra ainda que o recomendado é que cada pessoa faça a medição de sua pressão arterial uma vez por ano. “Já em casos de pacientes que já apresentam diagnóstico de hipertensão arterial, o médico orientará a periodicidade das medidas de pressão arterial de acordo com os dados da história clínica e do exame físico”, explica.
Fonte: www.einstein.br