Central de agendamento: (19) 3886.2444 | 3876.3435 | 3836.3839 | 3836.3894 | Facebook

9 DICAS PARA ADAPTAÇÃO OU READAPTAÇÃO ESCOLAR APÓS AS FÉRIAS

 

 

Algumas dicas simples podem ajudar a tornar os primeiros dias na escola muito mais tranquilo para as crianças e os pais.

É comum no início de ano muitas famílias tirarem um período de férias para descansar. No começo da vida escolar, voltar para a escola após as férias pode ser um desafio para as crianças, principalmente para as bem pequenas.

Há aqueles alunos que necessitam readquirir confiança na escola. A autoconfiança, a competência e a segurança surgem também de separações bem sucedidas e, sendo a escola um dos primeiros lugares onde essa experiência acontece na história de uma criança, vemos a importância da adaptação e da orientação da família para viver esta situação.

Para ajudar os pais a ter um início de ano letivo tranquilo, seguem algumas dicas que podem facilitar o período de adaptação e readaptação depois das férias:

 

  1. De volta à rotina: Alguns dias antes do retorno ou início das aulas é importante que comece a se estabelecer a rotina habitual com os horários de refeição e sono para que a criança não sinta tanto os horários da rotina escolar.
  2. Os pontos positivos: Converse com seu filho sobre o retorno ou ingresso à escola de maneira tranquila, evidenciando os aspectos positivos, como o encontro com os amigos, a professora, a volta aos cursos esportivos e culturais, novos aprendizados e etc.
  3. Demonstrar segurança: Os pais ou familiares devem mostrar firmeza e segurança na hora de deixar a criança, despedindo-se carinhosamente. Se ela chorar no retorno às aulas, acompanhe a criança até a sala de aula e peça orientações à coordenação.
  4. Confiança na escola: Converse na escola sobre como agir nesse período de adaptação. Cabe à escola determinar o momento em que a família deve ir se afastando para que a adaptação ou readaptação aconteça, é importante que os pais confiem na experiência da instituição de ensino.
  5. Despedida rápida: Quando sair, a despedida deve ser rápida, passando segurança à criança de que o que está fazendo é o melhor para ela, nunca minta e conte exatamente tudo que vai acontecer, o que você estará fazendo enquanto ela está na escola e indique que voltará para buscá-la.
  6. Seja pontual: O responsável por buscar o aluno deve ser pontual. O grande medo da criança é de ser abandonada ou esquecida na escola.
  7. Respeite o tempo da criança: Não fique chateada se seu filho precisar de um período maior de adaptação ou no retorno às aulas precisar de cuidados para se readaptar, cada criança tem o seu tempo.
  8. Atenção com as birras: Cuidado para não ceder às manhas e birras. Não negocie sua permanência na escola em troca de guloseimas ou brinquedos.
  9. Troca de experiências: Incentive seu filho a compartilhar as experiências divertidas das férias com os amigos, e a se interessar pelo que os colegas viveram nas férias também.

Fonte: http://www.estacaocriancars.com.br