Central de agendamento: (19) 3886.2444 | 3876.3435 | 3836.3839 | 3836.3894 | Facebook

ALGO ERRADO NO ORGANISMO : FEBRE

O problema representa 25% das consultas no pronto-socorro infantil. É um sinal de que há algo errado no organismo: o aumento da temperatura ocorre quando o sistema imunológico está combatendo algum tipo de invasor, seja bactéria ou vírus.

Quem dá o alarme para o aquecimento interno é o hipotálamo, no cérebro. A partir daí o corpo trabalha de várias maneiras para elevar essa temperatura – contraindo a musculatura, acelerando os batimentos cardíacos ou pela constrição dos vasos sanguíneos. É por isso que, quando alguém está com febre, tem calafrios.

É considerada febre quando a temperatura corporal, pela medição na axila, é igual ou superior a 37,8ºC. E febre muito alta a partir dos 39ºC. Se a criança ultrapassar essa temperatura, deve-se ir ao pronto-socorro, principalmente se ela tem menos de 3 anos e ainda não consegue dizer o que está sentindo: se o ouvido dói, a garganta ou a barriga. Outro motivo para buscar ajuda médica é se a febre, mesmo baixa, vier junto com mudança de comportamento: a criança fica amuada, não quer brincar. Se ela estiver bem e o único sintoma for febre baixa, pode-se esperar um ou dois dias para ver se o problema persiste.

Fonte: http://www.einstein.br