Central de agendamento: (19) 3886.2444 | 3876.3435 | 3836.3839 | 3836.3894 | Facebook

COMO REPOR OS SAIS MINERAIS EXPELIDOS PELO SUOR

O verão é bem quente, e como consequência suamos mais do que o normal.

Devemos ficar atentos com a contaminação dos alimentos, pois o calor contribui para o crescimento de microorganismos (bactérias, vírus, etc.), principalmente em alimentos crus. Sendo assim eles devem ser conservados em temperatura de refrigeração, entre 4 e 8 graus.

Outro ponto importante é a higienização das frutas. A casca das frutas, ou os sucos das frutas feito com casca, por exemplo, também precisam de atenção, a casca pode não estar devidamente higienizada, o que pode gerar uma contaminação.

Com o calor a tendência é que se aumente a temperatura do nosso corpo. Porém, a nossa temperatura é constante, e, sendo assim, precisamos perder essa temperatura para o meio externo. E a gente perde por meio do suor a água e também minerais como sódio, potássio e magnésio.

E é importante saber que temos que repor não somente a água, mas também esses eletrólitos, a perda deles é que nos causa indisposição, fadiga, cansaço. Eles ajudam no metabolismo cerebral. Para saber se você precisa se hidratar, fique de olho na sua urina, se ela estiver muito amarelada, é porque você perdeu muito liquido e precisa se reidratar!

COMO REPOR O SÓDIO:

Amendoim, picles, queijos, embutidos, biscoito de água e sal, são alimentos que podemos ingerir para repor o sódio. O hipertenso também tem que repor, porém com atenção redobrada. Primeiro é importante se hidratar com água, água de coco, suco de fruta, que contêm um menor teor de sódio que os embutidos.

COMO REPOR O MAGNÉSIO:

Para repor o magnésio, que perdemos com o suor, há diversos alimentos. Alguns muito comuns nessa época do ano como as frutas secas: amêndoas, tâmaras, nozes, figos secos. Também temos os grãos, como a lentilha, o milho e o grão de bico que é conhecido como o grão do bem-estar, porque ele tem o triptofano, um aminoácido que ajuda na liberação do hormônio do bem-estar, que também está no chocolate, no leite, e acaba repondo o magnésio.

COMO REPOR O POTÁSSIO:

Há alimentos deliciosos para repor o potássio. A banana, os cogumelos, uva, damasco, laranja, suco de laranja, abacate e espinafre são alguns deles.

ÀS VEZES AS PESSOAS ESPERAM SENTIR SEDE PARA BEBER ÁGUA, O QUE É ERRADO. O SINAL DE SEDE É UM SINAL TARDIO, NÃO DEVEMOS ESPERÁ-LO PARA INGERIR. A RECOMENDAÇÃO É MAIS OU MENOS DE 35 ML DE ÁGUA POR KG DE PESO, DA PESSOA, AO LONGO DO DIA. UMA MÉDIA DE 8 COPOS.

Fonte: www.blogdasaude.com.br