Central de agendamento: (19) 3886.2444 | 3876.3435 | 3836.3839 | 3836.3894 | Facebook

CUIDADOS COM A LENTE DE CONTATO

Saiba como mantê-las limpas e evite contaminações e outras problemas.

Antes de começar a usar lentes de contato é muito importante consultar um oftalmologista. O uso incorreto pode causar ceratite (inflamação da córnea), úlcera de córnea e infecção ocular com sequelas visuais que podem levar a cegueira. Além disso, a longo prazo há risco de hipoxemia crônica (falta de oxigenização) e insuficiência límbica, que podem levar a intolerância à lente, vascularização da córnea e perda visual.
Para evitar a contaminação é necessário cuidado com a limpeza e manutenção adequada para cada tipo de lente. Manter o prazo de validade específico para cada modelo e/ou fabricante, além de realizar a adaptação correta da lente com a refração atualizada, tamanho e curvatura adequada para cada tipo de córnea/paciente.
Como limpar as minhas lentes
O ideal é higieniza-las antes e após o uso para prevenir infecções. A maneira correta para mantê-la longe de bactérias é lavar as mãos com água e sabão antes de manuseá-las, retira-las do estojo, colocar na palma da mão, pingar algumas gostas da solução multiuso adequada para aquele tipo de lente, friccionar levemente com a polpa digital dos dedos para eliminar a sujeira e resíduos da superfície da lente. Por fim, enxaguar as lentes com a própria solução multiuso e coloca-las no olho com cuidado. Nunca utilizar água corrente.
O soro fisiológico deve ser evitado, pois não consegue retirar gorduras, proteínas, ou impedir a proliferação de microorganismos e não lubrificam corretamente a lente de contato. O estojo da lente deve ser higienizado após a retirada com o próprio produto multiuso e deixar secar ao ar livre sem utilizar panos ou papel – nada que possa deixar resíduos no estojo. A solução deve preencher o estojo antes de colocar a lente novamente e deve ser trocada diariamente.
Prazo de validade
Importante lembrar que cada tipo de lente apresenta um tempo de uso determinado pelo fabricante, dependendo do tipo e composição de cada material. Esse tempo foi estipulado após muitas pesquisas. Não respeitar o prazo estipulado pode levar a alteração da permeabilidade ao oxigênio, a curvatura da lente, o aparecimento de depósitos de gordura, proteínas e debris, que aumentam a chance de infecções e hipoxemia da córnea.
 Fonte: https://www.einstein.br