Central de agendamento: (19) 3886.2444 | 3876.3435 | 3836.3839 | 3836.3894 | Facebook

ENTENDA AS DIFERENÇAS ENTRE OS TIPOS DE REUMATISMO

​​“Doutor, estou com dor nos meus joelhos, nos meus ombros e em minhas mãos. Será que estou com reumatismo? Doutor, vou terminar em uma cadeira de rodas? Doutor, vou ficar com as mãos deformadas?” Essas são perguntas frequentes de quem se queixa de “dor nas juntas” quando vai ao consultório do reumatologista. No entanto, essas dúvidas e temores não correspondem à realidade, pois, com bom tratamento e acompanhamento médico, muitas pessoas com reumatismo vivem normalmente e com qualidade por muitos anos.

Existem vários tipos de reumatismo. Aquela dor nos joelhos e dedos das mãos de pessoas mais idosas, que geralmente varia com a mudança de temperatura, pode ser um tipo de reumatismo chamado artrose ou osteoartrose. O outro tipo de reumatismo conhecido por gota é mais frequente em homens e pode se apresentar como uma dor muito forte e repentina, no pé ou no joelho. A gota está relacionada ao aumento do ácido úrico no sangue e sua deposição nas articulações.

Outra confusão que se costuma fazer é quanto ao significado de artrite, que é uma das formas de apresentação do reumatismo, manifestada por uma inflamação nas articulações. Existem doenças que deixam várias juntas doloridas, inchadas e com dificuldade para realizar movimentos. Esses sinais e sintomas clínicos aparecem com mais frequência em um tipo de reumatismo chamado artrite reumatoide.

Muitas doenças estudadas pelos reumatologistas estão associadas a alterações do sistema imunológico, formado por uma rede de órgãos, tecidos e células especializadas que têm como função manter a integridade do organismo, protegendo-o de agressões externas, como aquelas causadas por vírus, bactérias e outros agentes infecciosos.

Quando ocorre um desequilíbrio do sistema imunológico, há alteração de sua função de defesa e ele passa a atacar o próprio organismo, provocando inflamações que podem danificar vários órgãos. As doenças nas quais o sistema imunológico promove lesões no próprio organismo são chamadas de doenças auto-imunes, como, por exemplo, a artrite reumatoide e o lúpus.

Fonte: https://www.hospitalsiriolibanes.org.br