Central de agendamento: (19) 3886.2444 | 3876.3435 | 3836.3839 | 3836.3894 | Facebook

ENTENDENDO SUA AUDIÇÃO

Cuide da sua audição

A audição é um dos sentidos mais importantes para a vida humana e fundamental para o desenvolvimento da linguagem oral, além de ser uma das principais formas de sentir o mundo. (Russo et. al 1994).

Sua privação tem sido um assunto muito discutido entre diferentes áreas da saúde, uma vez que constatado que a ausência de estimulação sonora está diretamente relacionada a quadros cognitivos significativos como: ansiedade, depressão, irritabilidade, perturbação da memória, isolamento social, desenvolvimento de fala/linguagem, capacidade de aprender novas tarefas. Em outras palavras, não ouvimos somente com o ouvido, mas também com o cérebro.

No Brasil 5,2% da população* apresenta algum tipo de deficiência auditiva e este número veem aumentando a cada ano. Geralmente associava-se ao envelhecimento, porém este não é mais o agravante, hoje em dia muitas crianças, jovens e adultos já apresentam queixas relacionadas à audição. A detecção e o tratamento precoce auxiliam no sucesso clínico, por isso a importância em buscar uma solução o mais rápido possível.

Mas muitas pessoas ainda assim adiam esta busca por ajuda, ou porque acham que é insignificante e que podem lidar com isto, ou por receio, ou mesmo por terem dúvidas se realmente necessitam de uma avaliação mais detalhada.

Responder a este questionário é a melhor forma de começar:

  • Pede aos outros para repetir o que disseram?
  • Aumenta o volume da televisão ou do rádio para níveis que os outros acham muito altos?
  • Tem dificuldade para entender conversas em locais barulhentos ou com muitas pessoas falando ao mesmo tempo?
  • Tem dificuldade para ouvir a voz das mulheres e das crianças?
  • Tem problema para ouvir ao telefone e campainha?
  • Tem dificuldade em acompanhar uma conversa rápida?
  • Tem zumbido, um barulho no ouvido?

Se você respondeu sim a duas ou mais destas perguntas, é recomendado fazer uma consulta com um especialista da audição (Otorrinolaringologista e Fonoaudiologo), lembrando que você não está sozinho e que hoje há instrumentos de reabilitação que garantem melhora na qualidade de vida, como Aparelhos Auditivos e Implantes Cocleares!

Aparelhos auditivos podem ajudá-lo!
São dispositivos eletrônicos que auxiliam a ouvir de forma mais clara e fácil, mas não vão restaurar a sua audição ao normal.Muitos ainda tem dúvidas e não sabem o que esperar deles, ou em alguns casos só ouviram falar e se lembram daquelas coisas grandes atrás do ouvido. Mas acompanhando os avanços tecnológicos os aparelhos auditivos mudaram muito ao longo dos anos o que os tornaram muito mais atraentes e eficazes.Usa-los é simplesmente uma experiência agradável no qual o usuário aprende a ouvir novamente aqueles sons que foram deixados para trás e não estava dando conta de quão importante e prazeroso era ouvi-los.O período de adaptação vai depender de cada pessoa e do tempo de privação auditiva, por isso é necessário ter paciência, pois com acompanhamento, ajustes necessários e orientações será possível notar uma grande diferença em sua qualidade de vida.
Fique atento!!!

• Procure um Profissional Capacitado o  Fonoaudiologo, especialista em Audição é o profissional indicado à adaptar Aparelhos Auditivos, realizar seu acompanhamento e treinamento auditivo. A empatia com o profissional neste processo é muito importante uma vez que o usuário deve confiar a ele o trabalho de reabilitação, que em geral leva-se meses.
• Procure Marcas Reconhecidas no Mercado Mundial Atualmente há diversas marcas que variam seu design e preço, o que pode lhe parecer fatores de decisão no primeiro momento, mas lembre-se o importante é atentar-se a tecnologia que está vinculada a sua qualidade sonora, tornando-os mais naturais.

Agende uma consulta e venha nos conhecer!

Teste e acompanhamento gratuito, aqui no Espaço Rafah

Fonte: Dra. Ana Carolina Alves Lourenço ( Fonoaudiologa do Espaço Rafah)