Central de agendamento: (19) 3886.2444 | 3876.3435 | 3836.3839 | 3836.3894 | Facebook

EXCESSO DE COMIDA OU ALGUMA DOENÇA ? O QUE PODE LEVAR AO RÁPIDO GANHO DE PESO

Se o problema for apenas hipotireoidismo, o ganho de peso não deve ultrapassar cinco quilos, sendo que muitas pessoas nem engordam, explica a dra. Claudia Cozer, endocrinologista e coordenadora do Núcleo de Obesidade e Transtornos Alimentares do Hospital Sírio-Libanês.

Por isso, é preciso ficar atento também a outros sinais do hipotireoidismo, como cansaço, desânimo, dificuldade de levantar pela manhã, obstipação intestinal, aumento do fluxo menstrual e queda de cabelo.

Outras disfunções que devem ser pesquisadas referem-se à menopausa ou à andropausa; ou em decorrência da síndrome de Cushing — um tipo de desordem endócrina causada principalmente pela elevação do hormônio cortisol no sangue.

O ganho de peso também pode estar ocorrendo pelo uso de alguns medicamentos, como corticoides e antidepressivos.

No entanto, segundo observa a dra. Claudia, na maioria das vezes, as pessoas engordam mesmo devido ao desbalanço da quantidade calórica ingerida. “Podemos ganhar peso em qualquer momento que houver um desequilíbrio entre a quantidade de energia que entra através da alimentação e a que sai através do gasto diário”, avalia. “Mas mesmo assim não podemos deixar de pesquisar distúrbios hormonais que possam estar interferindo no ganho de peso”, acrescenta.

Fonte: www.hospitalsiriolibanes.org.br