Central de agendamento: (19) 3886.2444 | 3876.3435 | 3836.3839 | 3836.3894 | Facebook

HIPOGLICEMIA – O QUE É ?

O que é
Queda da concentração de glicose no sangue para valores inferiores a 70mg/dl em diabéticos e inferiores a 50mg/dl em não diabéticos.
Causas
Em diabéticos a hipoglicemia pode ser causada por um desbalanço entre as doses de medicamentos e insulina e a quantidade de carboidrato ingerida. Em não diabéticos a hipoglicemia pode ocorrer logo após o consumo de carboidrato (sucos, doces ou açucar) como complicação de cirurgia bariátrica (também chamada dumping) ou indivíduos não operados que tem o hábito de “pular” as refeições principais (almoço e jantar), permanecem em jejum prolongado e consomem muito carboidrato. Neste caso os sintomas ocorrem após as refeições (também chamada hipoglicemia pós prandial). A hipoglicemia também pode acontecer após o consumo de bebidas alcoólicas sem ingesta alimentar, pois o álcool impede a resposta do corpo aos períodos prolongados em jejum.
Sinais
Na maioria das pessoas a hipoglicemia causa sintomas que podem ser classificados como:
neurológicos (mal estar, confusão mental, redução do nível de consciência e desmaio)
cardiovasculares (aumento da frequência cardíaca, alteração da pressão arterial)
gastrointestinais (náusea, vomito, sensação de fome)
autonomicos (palidez, sudorese)
Pacientes diabéticos com episódios recorrentes de hipoglicemia e idosos podem ter hipoglicemia assintomática
Tipos
Considera-se grave a hipoglicemia inferior a 40 mg/dl por ter o potencial de causar danos irreversíveis ao sistema nervoso.
O que fazer
A hipoglicemia pode ser corrigida com administração de 15 gramas de glicose via oral em pacientes conscientes.
Diagnostico
Os sintomas de hipoglicemia podem ocorrer em pacientes descompensados que estão com níveis elevados de glicose por períodos prolongados e que iniciam tratamento para diabetes e como consequência apresentam grande variação dos níveis de glicemia. Assim, um paciente que tinha níveis de glicemia entre 200 e 300 ng/dl e rapidamente normalizam a glicemia em níveis ao redor de 100 mg/dl podem apresentar sintomas sem atingir valores inferiores a 70 mg/dl.
Prevenção
O fracionamento da dieta é a melhor estratégia para evitar a hipoglicemia.
Tratamento
Após a ocorrência da hipoglicemia é necessário avaliar ajustes de medicamentos para evitar novos episódios. O paciente deve ser orientado quanto aos sintomas de hipoglicemia e na presença dos sintomas, capacitá-los a medir a glicemia com aparelho de uso domiciliar e corrigir a hipoglicemia com carboidrato de absorção rápida.
Fonte: https://www.einstein.br