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MITOS E VERDADES SOBRE A POPULAR CONGESTÃO ALIMENTAR

Com a chegada do verão, cresce bastante a procura por piscina, mar, lago, rio, entre outras atividades que envolvem água e exercício físico. Além de estarmos atentos aos perigos de afogamento nesses locais, não devemos nos esquecer dos riscos de “congestão” — termo popular usado para descrever o mal-estar provocado pela prática de exercício físico após refeições pesadas.

Separamos a seguir alguns dos principais mitos e verdades envolvendo esse assunto:

Nadar com o estômago cheio pode causar a popular “congestão”.

VERDADE — Após as refeições, nosso sistema digestivo demanda mais sangue para conseguir fazer a absorção dos alimentos. Se durante esse período realizarmos exercícios físicos, podemos criar um tipo de competição do fluxo sanguíneo, pois a musculatura também irá demandar sangue. “Diante dessa competição por sangue no organismo, o cérebro, que é um órgão nobre, pode acabar ficando desabastecido em relação ao fluxo sanguíneo, provocando os sintomas de mal-estar conhecidos popularmente como congestão”, explica o dr. Alfredo Salim Helito, clínico-geral no Hospital Sírio-Libanês.

Podemos morrer de “congestão”.

MITO — Os sintomas relacionados de mal-estar relacionados à popular congestão são suor frio, tontura e, nos casos mais graves, vômitos e desmaio. Quando isso ocorre, devemos deixar a pessoa em repouso em um local fresco e arejado. Geralmente, em cerca de uma hora esses sintomas começam a desaparecer. Se não desaparecerem ou houver queda na pressão arterial, devemos procurar um serviço de Pronto Atendimento. Segundo o dr. Helito, os casos de morte relacionados à “congestão” geralmente podem ser atribuídos a acidentes relacionados. “Se a pessoa tiver esse problema nadando em alto-mar, pode acabar afogando-se; ou se estiver embriagada, pode acabar aspirando o líquido que vem do estômago, morrendo de asfixia”, exemplifica o médico.

Tomar banho depois das refeições também pode causar “congestão”.

MITO — Durante o banho, a pessoa não está em atividade física intensa, ou seja, não ocorre aquela disputa do organismo por um maior fluxo sanguíneo que pode levar à paralisação da digestão e à diminuição de fluxo sanguíneo no cérebro.

Após as refeições, devo esperar entre duas a três horas para fazer exercício físico.

Verdade — Esse tempo depende de alguns fatores, como a quantidade e o tipo de alimento ingerido. Carboidratos são digeridos mais rapidamente, seguidos pelas proteínas e, depois, pelas gorduras. No entanto, geralmente, esse processo que vai da mastigação até o momento em que o bolo alimentar deixa o estômago leva de duas a três horas para acontecer, explica o dr. Helito.

Caminhar depois das refeições ajuda na digestão.

Verdade — Apesar de sentirmos preguiça e sono depois das refeições, pequenas caminhadas ajudam na digestão alimentar, reduzindo o desconforto de sentir a barriga inchada, ativando o metabolismo e queimando calorias. Cerca de cem passos já são suficientes para ajudar a digestão.

Fonte: https://www.hospitalsiriolibanes.org.br