Central de agendamento: (19) 3886.2444 | 3876.3435 | 3836.3839 | 3836.3894 | Facebook

O RECÉM-NASCIDO EM CASA

Como organizar a rotina do bebê na volta para casa e os principais cuidados nas primeiras semanas

 Quando o recém-nascido chega em casa, a família começa a se adaptar a uma nova realidade e a uma nova rotina. Nas primeiras semanas, a mãe pode sentir-se cansada pela preocupação com o bem estar do seu filho(a), ter dificuldade em conseguir tempo para cuidar de si, alimentar-se bem, repousar e dormir.

Aos poucos, o bebê estabelece sua própria rotina: horários de sono, intervalos de mamadas,..

E tudo fica mais fácil.

Para ajudar os pais a se organizarem, elaboramos uma sugestão de rotina dos cuidados:

Troca da fralda:

– É interessante trocar a fralda antes da mamada, pois se o bebê adormecer ao final da amamentação, não precisa ser manipulado novamente. Se o bebê estiver impaciente ou chorando com fome, a troca de fralda pode ser deixada para o final da amamentação.

O importante é que a higiene seja feita logo após as eliminações, para afastar o risco de assaduras.

Coloque para arrotar após a mamada

– Depois de mamar mantenha o bebê no seu colo e em posição ereta para arrotar. Se o bebê não arrotar depois de 10-15 minutos, pode ser colocado novamente no berço para dormir. Recém-nascidos dormem bastante, principalmente logo após a mamada. Esse intervalo é o momento ideal para a mãe relaxar, dormir ou alimentar-se.

O horário ideal para o banho

– Não há um horário ideal, o banho pode ser dado momento mais conveniente para a família. Os bebês costumam relaxar quando estão na banheira e dormem bem após o banho. Por esse motivo, alguns pais preferem dar o banho à noite para favorecer o sono da criança.

Antes de iniciar o banho, feche janelas e portas evitando correntes de ar. Separe todos o material necessário e as roupas. Confira o passo a passo com instruções e dicas sobre os primeiros banhos do bebê.

Passeios com o recém-nascido

– recém-nascidos são mais frágeis e tem menor imunidade contra doenças. Durante o primeiro mês de vida do bebê, o bebê dorme a maior parte do tempo e é saudável respeitar essa fase. Passeios curtos, com o bebê no carrinho, feitos no quintal da casa ou na área de lazer do condomínio entre as mamadas da manhã ou do final da tarde costumam ser liberados após as primeiras semanas. É um momento relaxante para a mãe, pois ela terá oportunidade de caminhar e distrair-se, o que ajuda a recuperar as energias.​

Fonte: http://www.einstein.br