Central de agendamento: (19) 3886.2444 | 3876.3435 | 3836.3839 | 3836.3894 | Facebook

PACIENTES COM DIABETES NÃO ACREDITAM QUE PODEM FICAR CEGOS

Uma das complicações mais comuns do diabetes mal controlado é a cegueira. Engana-se ainda quem pensa que o problema é restrito a pacientes idosos: muitos adultos em idade ativa acabam perdendo a visão por negligenciarem o controle da doença. Apesar de temerem a cegueira, muitos pacientes com diabetes não acreditam que isso pode, de fato, acontecer com eles. Essa constatação faz parte da pesquisa Time 2 do More, realizada pela Federação Internacional de Diabetes (IDF), que avaliou mil pacientes com a doença e médicos em seis países, incluindo o Brasil. O estudo teve apoio da farmacêutica Novartis.
“Por conta do grande número de diabéticos no Brasil, cerca de 14 milhões, a quantidade de pacientes que podem acabar ficando cegos é bastante elevada. Sem contar aqueles que têm a doença, mas não sabem. Por isso, é de extrema importância que o paciente com diabetes faça exames anuais, como o mapeamento da retina, para poder identificar qualquer alteração inicial, antes dos sintomas aparecerem. Porque quando ele começa a perder a visão, o quadro já se torna irreversível”, adverte André Gomes, presidente da SBRV (Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo).

Entre as complicações oftalmológicas do diabetes, o edema macular diabético é o mais preocupante. O excesso de açúcar no sangue de forma prolongada prejudica os vasos sanguíneos e gera um acúmulo de líquido e de proteínas na região da mácula, o que faz com que a retina inche e a visão se torne bastante prejudicada, borrada. Esse problema acontece em decorrência de outra doença: a retinopatia diabética, lesão dos pequenos vasos sanguíneos que nutrem a retina, consequência do excesso prolongado de açúcar no sangue.
Fonte:http://drauziovarella.com.br/diabetes/pacientes-com-diabetes-nao-acreditam-que-podem-ficar-cegos/