Central de agendamento: (19) 3886.2444 | 3876.3435 | 3836.3839 | 3836.3894 | Facebook

ROSÁCEA – O QUE É ?

O que é a rosácea?
A rosácea e uma doença inflamatória crônica, recidivaste (recorrente), que afeta frequentemente a pele e mais raramente os olhos. Ela possui vários tipos, cada um de acordo com os sintomas do pacientes. Uma destas formas é muito confundida com o quadro de acne, as chamadas “espinhas”.

O que causa a rosácea?
A causa ainda não esta completamente esclarecida, porém existem vários fatores contribuintes como disfunções nos vasos sanguíneos da pele, reações inflamatórias frente a micro-organismos na pele, alterações na imunidade inata, além dos danos causados na pele pelos raios ultravioleta.

Existe cura ou tratamento?
Existe tratamento, mas este deverá ser feito de acordo com cada forma de rosácea e faixa etária. Cada paciente deverá ser avaliado individualmente por um especialista.

Incidência
Sabemos que a rosácea pode acometer adultos, principalmente na faixa dos 30 anos, mulheres e pacientes com fototipo I e II, ou seja, peles mais claras são mais acometidas. E a rosácea pode acometer crianças mais raramente. Em estágios mais precoces as mulheres são as mais afetadas. Já os homens podem desenvolvem rinofima (afecção que afeta o nariz originada pela rosácea) mais frequentemente.
 
A rosácea fica ainda mais evidente no inverno?

Na verdade, a piora dessa condição está relacionada à intensidade de raios UV. Assim, é no verão que a questão realmente pode se agravar. Mas vale lembrar que, mesmo em dias frios, é importante usar protetor solar e evitar a exposição excessiva ao sol.

Como podemos evitar que a rosácea se torne algum problema mais grave?
Procurando um dermatologista, o qual está habilitado para diferenciar o quadro de outras doenças de pele, as quais podem ser parecidas, e iniciar o tratamento corretamente. O diagnóstico deve ser feito corretamente, determinando cada tipo de rosácea visando o tratamento correto a ser feito.

Fonte: https://www.einstein.br