Central de agendamento: (19) 3886.2444 | 3876.3435 | 3836.3839 | 3836.3894 | Facebook

SEGURAR O XIXI CAUSA INFECÇÃO URINÁRIA ?

Você já deve ter ouvido falar na relação entre a retenção da urina e a infecção do trato urinária. Mas qual é a verdade? Primeiro precisamos entender o que é e como ocorre a infecção.

O que é?

A infecção urinária é um quadro infeccioso que pode ocorrer em qualquer local do trato urinário, ou seja, nos rins, ureteres, bexiga e uretra (masculina e feminina) e na próstata, no caso dos homens. O mais comum é localizar-se na bexiga, uretra e próstata.

Segurar o xixi por muito tempo pode resultar em uma infecção?

O fato de retermos a urina favorece um aumento da população bacteriana da flora local, podendo ocasionar a infecção. O nosso trato urinário tem uma flora bacteriana própria, que coloniza o sistema e é eliminada periodicamente com ao urinar. O ideal é urinar entre 6 a 7 vezes por dia, ou durante intervalos de 3 horas. A infecção também pode ser causada por germes patogênicos que chegam ao trato urinário por outras vias, como germes vaginais na mulher. Reter a urina também pode favorecer o aparecimento de cálculo renal, e de tumorações principalmente em fumantes, que eliminam substâncias tóxicas na urina. Segurar a urina também pode causar, em longo prazo, distúrbios funcionais da bexiga.

Prevenção

A melhor forma de evitar é a hidratação adequada durante o dia a dia. O ideal é beber de 1,5 a 2 litros de água por dia, o suficiente para urinarmos com coloração clara, aproximadamente sete vezes ao dia.

Fazer check-up para detecção de calculose urinária, procurar ajuda médica quando qualquer sentir sintomas nos órgãos genitais, boa alimentação, exercícios físicos e evitar o stress também são formas eficientes para manter a imunidade adequada e prevenir-se de qualquer infecção do nosso organismo.

Homens aguentar segurar a urina mais que as mulheres?

Mito. Reter a urina é uma característica de cada individuo. Desde criança há ensinamentos e hábitos sobre ir ao banheiro. A capacidade da bexiga de um adulto é em torno de 350 ml a 400 ml, a partir disso sentimos desconforto. Geralmente quem retém urina, homem ou mulher, é porque não se hidratou corretamente. Outra característica que fortalece o mito é o  fato dos homens transpiram mais que as mulheres, ou seja, perdem líquidos de outra forma e acabam urinando menos, criando a falsa impressão que urinam menos e que podem segurar mais a vontade de ir ao banheiro.

Fonte: https://www.einstein.br/