Central de agendamento: (19) 3886.2444 | 3876.3435 | 3836.3839 | 3836.3894 | Facebook

SOCORRO, MEU FILHO NÃO DORME ! ALGUMAS DICAS

 

O sono é essencial como a alimentação. É durante o sono que a criança cresce e se desenvolve, pois são produzidos hormônios durante o sono responsáveis por isso. No sono também é que ocorre a consolidação da memória, fundamental para o aprendizado da criança, e adquirir habilidades. Não menos importante o sono restabelece as energias, revigora o corpo e promove o descanso do corpo e da mente.
É importante também entender como é o padrão de sono dos bebês, e porque ele é diferente dos adultos. Não queira que o seu bebê recém nascido durma a noite toda, pois isso não vai acontecer! O que podemos fazer é ajudá-los a entrar no seu ritmo circadiano e ter um ciclo de sono adequado para o seu desenvolvimento.
Vamos então a algumas dicas para um sono saudável nos bebês menores que 6 meses
1. Estabeleça uma rotina do dia. Certifique-se que o bebê seja exposto à luz natural e às atividades do dia, para que ele perceba que durante o dia é que acontecem as coisas. Inclua o bebê no seu dia a dia.
2. Estabeleça uma rotina da noite. Conforme se aproxima a hora de dormir, reduza as atividades e os estímulos, prefira atividades mais tranquilas, monótonas, e serenas. O brincar nessa hora deve ser próximo de canções de ninar e ou ler histórias para o bebê dormir, ou um banho relaxante. Diminua os estímulos visuais e a iluminação da casa. Lembre-se que a melatonina é importante para o sono e a sua produção ocorre quando há ausência de luz.
3. Faça uma massagem no seu bebê. A massagem tem a capacidade de relaxar o bebê mentalmente e fisicamente. Apesar da massagem ser muito praticada em nosso meio, existe ainda pouca investigação científica sobre os seus efeitos. Em um estudo prospectivo que acompanhou bebês recém-nascidos até completarem 12 semanas de vida, os bebês que receberam 14 dias de massagem terapêutica, a partir da segunda semana de vida, apresentaram padrões de sono mais desenvolvidos depois. Após as 12 semanas, foi observado que os bebês massageados tinham níveis mais elevados de melatonina (veja o link para o estudo aqui).
4. Dê um banho no bebê antes de colocá-lo para dormir. O banho muitas vezes é capaz de relaxar o bebê, e sinaliza que o corpo deve esfriar, o que pode ajudar no sono. Entretanto, para alguns bebês o banho é extremamente excitante e pode acordá-lo mais, por isso só o faça se isso normalmente ajudar o seu bebê a relaxar.
5. Amamente o seu bebê. Faça a mamada dos sonhos para que o bebê possa dormir tranquilo. Ofereça os dois lados de peito, mas não necessariamente ele vai aceitar. Se não amamenta alimente o seu bebê em posição semi-sentada, mas nunca deitado. Coloque para arrotar. Tente colocar o bebê no berço sonolento mas ainda acordado. Mais dicas sobre amamentação você encontra no blog!
6. Seja consistente no ritual de sono do seu bebê. Mantenha as luzes apagadas, evite fazer barulho, evite mudar o ambiente do bebê, e na hora de dormir, evite o contato visual. O olho no olho é extremamente estimulante para os bebês e deve ser usado e muito, mas durante o dia.
7. Observe o seu bebê. Como é o seu temperamento? É mais sensível aos estímulos, se adapta com facilidade, chora por tudo? Quando compreendemos quais são as coisas que estimulam e acalmam o nosso bebê podemos ajuda-los a dormir mais facilmente.

Fonte: www.pediatriadescomplicada.com.br