Central de agendamento: (19) 3886.2444 | 3876.3435 | 3836.3839 | 3836.3894 | Facebook

SOM MUITO ALTO PREJUDICA A AUDIÇÃO

 

Quando ouvimos som muito alto e por um longo período, o número de células sensoriais auditiva diminui, e dessa forma, a audição também, uma vez que essas células não têm a capacidade de se regenerar.
O resultado é uma perda auditiva denominada de perda auditiva neurossensorial. Vários fatores podem causar esse tipo de perda auditiva, mas diferente das outras causas, a perda induzida por ruído pode ser prevenida ou amenizada.
Não importa qual tipo de som, se você cresceu exposto à música ou qualquer outro tipo de ruído em intensidades elevadas, provavelmente sua audição já tem algum grau de dano. Não existe tratamento ou cirurgia, nem mesmo um aparelho auditivo que restabeleça completamente sua audição.
Como regra geral, o ruído pode danificar a audição se é preciso gritar para ser ouvido num ambiente com muito barulho ou com música muito alta, se o ruído machuca ou incomoda seus ouvidos, se faz seus ouvidos ficarem chiando, ou se você tem dificuldade para escutar até algumas horas após a exposição ao ruído.
No caso dos fones de ouvido, se uma pessoa próxima de você também está escutando através dos seus fones de ouvido, o som provavelmente está muito alto e irá certamente danificar sua audição. A proteção é utilizá-los em menores intensidades, evitar o uso prolongado e em ambientes com muito barulho de fundo, como trânsito e academias, pois nessas situações é preciso aumentar muito a intensidade do som.
Autor: Dr. Mauricio Kurc, otorrinolaringologista do Einstein
http://www.einstein.br/blog/Paginas/post.aspx?post=834