Central de agendamento: (19) 3886.2444 | 3876.3435 | 3836.3839 | 3836.3894 | Facebook

VOCÊ SABE O QUE É JOANETE

 

O joanete é uma deformidade do pé caracterizada pelo desvio lateral do primeiro dedo, associada a dores nas articulações e a um levantamento do osso na região. O uso de calçados inadequados e algumas atividades físicas, como a corrida, propiciam o aparecimento do Hallux Vagus, nome científico para denominar os joanetes. Mais comum em mulheres – somente um homem tem joanetes para cada dez mulheres –, ele pode se desenvolver por herança familiar.

Os sintomas clínicos são dor, inchaço e alteração da tonalidade da pele da região e podem se agravar quando há uso excessivo de sapatos estreitos na parte da frente. Apesar de o diagnóstico ser clínico, é preciso fazer uma radiografia para classificar o grau do joanete e decidir a melhor forma de tratamento.

O tratamento inicial contempla medicamentos para aliviar os sintomas e a troca de calçados, o que é suficiente para casos leves e moderados.

Já para os pacientes com alteração significativa e dor, que não respondem ao tratamento com remédios, a cirurgia é a melhor indicação. A técnica cirúrgica irá depender da classificação, da idade do paciente, do estilo de vida e dos tipos de atividade exercidas. O tempo de recuperação dura geralmente de 6 a 8 semanas, dependendo da técnica utilizada.
Fonte: http://www.einstein.br/blog/Paginas/post.aspx?post=901