ULTRASSONOGRAFIA       

Os Laudos ultrassonográficos emitidos são extremamente detalhados e permitem ao médico decidir a conduta precisa em cada caso. Equipamentos de ponta, alta qualificação do profissional e conhecimento técnico-metodológico dos exames são fundamentais quando se deseja resultados precisos e confiáveis.

  • DOPPLER
- MAMA
  • US ABDOME
  • US BOLSA ESCROTAL
  • US OBSTÉTRICO
  • US PELVE
  • US PRÓSTATA
  • US TIREOIDE

COMO FUNCIONA ESSE MÉTODO DE DIAGNÓSTICO

A ultrassonografia (ou ecografia) é um método diagnóstico que aproveita o eco produzido pelo som para ver em tempo real as reflexões produzidas pelas estruturas e órgãos do organismo. Os aparelhos de ultrassom em geral utilizam uma frequência variada dependendo do tipo de transdutor, desde 2 até 14 MHz, emitindo através de uma fonte de cristal piezoelétrico que fica em contato com a pele e recebendo os ecos gerados, que são interpretados através da computação gráfica. Quanto maior a frequência maior a resolução obtida. Conforme a densidade e composição das estruturas a atenuação e mudança de fase dos sinais emitidos varia, sendo possível a tradução em uma escala de cinza, que formará a imagem dos órgãos internos. A ultrassonografia permite também, através do efeito doppler, se conhecer o sentido e a velocidade de fluxos sanguíneos. Por não utilizar radiação ionizante, como na radiografia e na tomografia computadorizada, é um método inócuo, barato e ideal para avaliar gestantes e mulheres em idade pro-criativa, homens e crianças. A ultrassonografia é um dos métodos de diagnóstico por imagem mais versáteis e ubíquos, de aplicação relativamente simples e com baixo custo operacional. A partir dos últimos vinte anos do século XX, o desenvolvimento tecnológico transformou esse método em um instrumento poderoso de investigação médica dirigida, exigindo treinamento constante e uma conduta participativa do usuário.

ULTRASSONOGRAFIA GESTACIONAL

Conhecer o sexo do bebê antes do nascimento e analisar seu desenvolvimento intrauterino estão entre os benefícios mais relevantes da ultrassonografia aplicada ao acompanhamento de gestações. Nos últimos dez anos, o avanço tecnológico levou à evolução da imagem ultrassonográfica de duas para três dimensões em cores, além de agregar a quarta dimensão, ou seja, imagens em 3D com movimento em tempo real. Ao gerar imagens bem-definidas e muito próximas da realidade, a ultrassonografia em 3D torna possível a visualização em detalhes o rosto do bebê, contribuindo para aumentar o vínculo dos pais com o novo integrante da família. Mas o atributo mais importante desse sistema é oferecer aos médicos e pais um substancial incremento na qualidade do exame do embrião ou feto, graças à alta definição das imagens e ao grande arsenal de recursos tecnológicos do sistema, que suprem as limitações naturais da ultrassonografia bidimensional. Essa elevada qualidade é o resultado da combinação da captura das imagens nas três dimensões – comprimento, largura e profundidade – e seu processamento de forma semelhante ao que faz o cérebro humano. A quarta dimensão é a produção dessas imagens com movimento.

BENEFÍCIOS EM  3D e 4D

A ultrassonografia em 3D facilita a detecção de malformações físicas, anomalias esqueléticas e faces sindrômicas características de anomalias, como a síndrome de Down e possibilita melhor avaliação da extensão e do comprometimento das estruturas. Em relação à imagem bidimensional, oferece maior precisão na avaliação do volume dos órgãos fetais, muito importante, por exemplo, para o acompanhamento do volume do pulmão em problemas como hérnia diafragmática. A ultrassonografia em 4D é indicada especialmente para estudar estruturas dinâmicas, como o coração e órgãos com alta vascularização. Também é de grande valia em casos como os de defeitos abertos da coluna vertebral do feto, em que é muito importante analisar a movimentação dos membros inferiores como forma de estimar intra-útero o grau de comprimento da medula espinhal. O método permite que se vejam os batimentos cardíacos e/ou o fluxo sanguíneo de forma e em tempo real.