INÍCIO DO ANO, QUE TAL UM CHECK-UP?

COMECE O ANO CUIDANDO DA SAÚDE!

Saber se a saúde está em dia é importante para dar continuidade aos planos do ano, sem intercorrências. A maior parte das doenças, inclusive aquelas que parecem surgir abruptamente, é na verdade fruto de um longo processo que se inicia muito antes de seu aparecimento e que segue um curso silencioso, até os primeiros sintomas.

A título de exemplo, o tabagismo é um fator de risco para o infarto, o enfisema pulmonar e vários tipos de câncer; o sedentarismo é um fator de risco para osteoporose, diabetes, obesidade e doenças cardiovasculares; a exposição solar sem proteção é um fator de risco para o câncer de pele.

A realização do check-up permite o rastreamento e o diagnóstico precoce de doenças cardiovasculares como o infarto e o AVC; de doenças metabólicas como o diabetes, o hipotireoidismo e a osteoporose; de doenças neoplásicas como o câncer de intestino, de pele, de mama e de próstata; e de doenças infecciosas como as hepatites crônicas e o HIV. Pessoas sem fatores de risco podem iniciar uma rotina de check-up a partir dos 30 anos e realizá-lo anualmente ou a cada dois anos.

Para ajudar no cuidado e na saúde há três objetivos:

Rastrear sistematicamente a presença de tais fatores de risco com o intuito de modificar o estilo de vida e assim evitar o surgimento da doença.
Detectar o mais precocemente possível as doenças já presentes no momento do check-up.
A promoção da saúde. Um indivíduo saudável é um individuo que goza de completo bem-estar biopsicossocial em todas as esferas de sua vida.
Fonte: https://vidasaudavel.einstein.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *