VERÃO 2020 – ATENÇÃO E CUIDADO COM ALIMENTAÇÃO NAS FÉRIAS

 

Intoxicação alimentar, gastroenterite e desidratação são doenças frequentes nesta estação do ano. Confira como proteger você e sua família.

O verão! Grande parte das pessoas reserva o período para tirar férias e viajar, diminuindo ocasionalmente a atenção nos exercícios físicos e na alimentação balanceada. Essa soma de fatores pode facilitar a propagação de vírus e bactérias, aumentando a incidência de doenças como gastroenterite, intoxicação alimentar e desidratação.

Basta aumentar alguns graus no termômetro e os reflexos já começam a surgir. Sensação térmica de calor intenso, boca seca, fadiga, perda de apetite e náuseas são alguns exemplos de sintomas comuns das chamadas doenças de verão.

Outros sintomas como queda de pressão, vômitos e diarreia também podem aparecer nas pessoas que estão com essas enfermidades. Se hidratar é uma importante estratégia para combater as doenças de verão. Mas quando elas já estão avançadas no organismo, a solução é procurar atendimento adequado com profissionais de saúde.

Segundo o infectologista, Bernardo Machado de Almeida, do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (HC-UFPR), a conservação inadequada de alimentos e a má qualidade da água consumida podem causar intoxicação alimentar. Além disso, é importante lembrar que o calor pode influenciar na conservação dos alimentos, resultando no aumento do risco de contaminação de vírus e bactérias que se propagam com mais facilidade. Ressalta-se ainda que no verão há maior consumo de água pelo organismo, aumentando a necessidade de ingestão hídrica.

“O organismo desregula quando ingere comida e água contaminadas com bactérias, fungos ou toxinas produzidas por micro-organismos. Após o consumo, os sintomas iniciam com náuseas, vômitos, diarreia, febre e evoluem para desidratação e mal-estar generalizado. Os grupos de risco são crianças, pessoas com morbidades e idosos, pois muitas vezes esquecem ou tem dificuldade de pedir água”, explica o infectologista.

Dicas para prevenir a desidratação

• Ingerir muito líquido, de preferência água
• Consumir alimentos frescos e leves.
• Evitar o consumo de alimentos ultra processados, inclusive o de bebidas açucaradas.
• Usar roupas adequadas para a estação
Fonte : http://www.blog.saude.gov.br

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